Só sinaleira não resolve

Obrigação de farol aceso deve reduzir acidentes em dias de chuva e neblina, avalia PRF de Santa Maria

"

A lei que torna obrigatório o uso de faróis baixos ligados inclusive durante o dia nas rodovias, que entrará em vigor daqui a 45 dias, deve reduzir o número de acidentes nas estradas, principalmente em dias de chuva e neblina. O motivo: é que nessas situações, só vinha sendo obrigatório o uso de sinaleira ligada, que costuma ser insuficiente, na avaliação do chefe da 9ª Delegacia da PRF em Santa Maria, Héder Vieira Macedo

– Há veículos que têm sinaleira muito fraca, e você enxerga o carro antes e só depois vê que está com a sinaleira acesa. Ou seja, não adianta de nada e causa acidentes, pois o motorista não vê o outro carro vindo e ultrapassa – diz Macedo, que notou nesta terça, após a divulgação da nova lei, que mais de metade dos veículos já passava na BR-158 com faróis acesos, antes mesmo de ser obrigatório.

Macedo diz que na Argentina e na Europa, o farol aceso já é obrigatório de dia e que é útil até quando há sol, já que há cores de carros que se confundem com asfalto ou com a paisagem, onde há sombras de árvores:

– A ideia não será multar, mas levar segurança, pois no perímetro urbano, uma pessoa pode esquecer de acender. Mas vai acabar se tornando um hábito.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Há 31 anos, ele adoça a vida de quem passa na esquina da Floriano com a Alberto Pasqualini

Próximo

Alunos de Santa Maria enfeitam tapetes da procissão de Corpus Christi

Geral